Queda dos pelos da SOBRANCELHA, entenda os principais motivos

Queda dos pelos da SOBRANCELHA, entenda os principais motivos

Queda dos pelos da SOBRANCELHA, entenda os principais motivos

Você sabia que as sobrancelhas tem a importante função de proteger os olhos do suor?  Pouca gente sabe disso ou presta atenção nessa função, pois as sobrancelhas ganharam destaque fundamental na beleza facial. Por isso quando os pelos começam a cair isso afeta diretamente a auto estima da pessoa.

A primeira coisa que todos precisam saber é que, assim como acontece com os fios dos cabelos, é normal que alguns pelos caiam diariamente, pois eles têm seu ciclo de vida: nascem, crescem por alguns dias, param de crescer e “descansam” por algumas semanas até que, por fim, caem para serem substituídos por outros.

O problema da sobrancelha é que a quantidade de fios é bem menor que no cabelo e a perda é bem perceptível porque ela é uma característica facial proeminente. Você já deve ter reparado como mulheres, e até mesmo alguns homens, se sentem muito mais bonitos quando as sobrancelhas estão bem feitas. Então, o contrário também acontece.

Além da queda natura dos fios, a depilação frequente vai deixando, progressivamente, as sobrancelhas mais finas, mas a ‘queda’ dos fios não chega a ser tão perceptível e evidente. Esse processo também ocorre com que tem mania de puxar os fios da sobrancelha.

A preocupação maior é mesmo quando os pelos começam a cair espontaneamente e em grande quantidade, deixando a sobrancelha cada vez mais fina e com “falhas”.

Tudo em nosso corpo está relacionando e cada acontecimento fora do comum deve ter nossa atenção. Trazemos então os principais motivos pra a perda de fios na sobrancelha:

“Fazer” as sobrancelhas em excesso é uma das principais causas de perda de pelos nessa região. Quando o pelo é tracionado pela raiz, as vezes o músculo eretor do pelo poderá ser lesionado ou retirado juntamente, causando uma alopecia por tração.  Por isso é sempre indicado auxilio de uma profissional capacitada para fazer a limpeza da sobrancelha.

Estresse e crises de ansiedade também se manifestam no corpo como alterações fisiológicas que podem refletir na perda da sobrancelha. Além disso, estudos afirmam que o excesso de preocupação também afeta os níveis hormonais, que contribui com a queda dos pelos em todo o corpo.

Outro vilão muito usado são os lápis para sobrancelha pois em sua formulação vai cera, ela ajuda a entupir os poros e consequentemente enfraquece a raiz do pelo permitindo sua queda.

Outras causas que afetam no crescimento e/ou perda de pelos em sobrancelhas:

⁃ Traumatismos locais.

⁃ Deficiências de nutrientes, vitaminas e minerais essenciais.

⁃ Alterações hormonais: ex. tireoidianas.

⁃ Doenças infectocontagiosas: sífilis e hanseníase.

⁃ Doenças inflamatórias da pele: dermatites ou psoríase.

⁃ Alopecias: areata, líquen plano pilar, frontal fibrosante.

Assim sendo, um pequeno sinal pode indicar grandes alterações no organismo, procure sempre um dermatologista para te auxiliar no diagnóstico e acompanhamento terapêutico.

Cuide-se com carinho e zelo.